ALP Gestão Empresarial Área Restrita
ALP Gestão Empresarial
serviço

Consultoria e Auditagem

Consultoria e Auditagem dos Arquivos Eletrônicos SPEDs

As empresas costumam ser muito atarefadas e seu setor financeiro/contábil costumam ter demanda alta de serviços. Por isso, muitas vezes, não há tempo suficiente de auditar e validar todas as informações antes de serem passadas corretamente ao Fisco.

E é nesse momento que os contribuintes podem sofrer autuações, uma vez que o validador da Receita Federal (PVA), valida apenas a estrutura dos arquivos e não as informações contidas nos blocos internos do SPED.

Embora pouco divulgado, reforçamos que as penalidades pelo envio do relatório errado podem ser severas. Há casos de aplicação de multas milionárias e, dependendo, até ser incriminado por declarar informações falsas. Portanto, nós fazemos a prevenção para minimizar riscos, evitar surpresas desagradáveis e ajudar a empresa realizar grandes economias.

Como é realizada a prevenção?

Para reduzir riscos e minimizar os impactos negativos resultantes da falta de análise das informações fiscais, desenvolvemos uma ferramenta de cruzamento de blocos do SPED para auditar os dados e repassá-las corretamente ao Fisco.

Análise prévia sem custos

Para que possamos analisar o cenário atual dos arquivos gerados, poderemos, sem compromisso, elaborar uma verificação por amostragem prévia, podendo assim elaborar proposta para correta geração dos arquivos e acompanhamento até a efetiva entrega ao Fisco. Para as empresas que nos contrataram para realização dos serviços Contábeis (pacote mensal), não há custos extras para realização do referido trabalho.

Prazo Prescricional

Verificamos todos os fatos geradores ocorridos nos últimos 5 anos (prazo prescricional), analisando as possibilidades de eventuais créditos que a empresa possa vir a recuperar nas esferas federal e estadual. Caso a empresa qualquer receio em relação à apropriação dos créditos não recuperados, realizamos uma auditoria em seus livros para validação do referido crédito. Após esta etapa, realizamos a entrega de todas as obrigações fiscais retificadoras para dar origem e a efetiva compensação/restituição.

Revisão de Cadastros para Adequação à Legislação Fiscal

Em média as organizações “perdem”, 1% do faturamento com o pagamento indevido de impostos. Isso acontece devido à complexidade do Sistema Tributário Nacional. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, em nosso País, temos uma alteração de norma tributária a cada duas horas.

Os gestores das empresas, muitas das vezes, desconhecem a existência dos benefícios fiscais, como a redução de base de cálculo, produtos isentos, produtos monofásicos, onde o varejo não precisa recolher novamente os impostos sobre as vendas destes produtos.

O trabalho de Revisão Fiscal oferecido pela ALP consiste em fazer um “pente fino”, produto a produto, nos parâmetros tributários do cadastro de mercadorias comercializados pela empresa com o objetivo de identificar divergências entre o que a empresa vem apurando e pagando de impostos (PIS, Cofins, ICMS e IPI) em função dos parâmetros fiscais de seu cadastro de mercadorias e o que realmente a Legislação Fiscal e Tributária contempla, bem como a identificação do código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) de cada produto comercializado pela empresa para que a mesma possa gerar o Sped Fiscal de forma correta e segura.

Enquadramento do Regime Tributário

O maior complicador de todo empresário Brasileiro esta na escolha do Regime Tributário, isto porque, após seu efetivo enquadramento não é possível a mudança em meio ao ano calendário. Ou seja, caso a opção não tenha sido a mais adequada, somente no ano seguinte se torna possível sua mudança.

Em meio à complexidade em nosso cenário tributário, antes de adotarmos o Regime de Tributação, realizamos diversos cenários divididos entre presente, passado (para termos referência) e futuro (perspectiva e projeções de mercado).

Recursos Humanos

Recrutamento e seleção

Em um mercado cada vez mais competitivo ter profissionais qualificados e com perfil adequado para sua função é fundamental para suportar ou acelerar o crescimento das empresas. Buscamos profissionais qualificados, de nível médio, técnico e superior, para todas as áreas da organização.

Avaliação Pessoal

Descrição do perfil profissional em situação de contratação, promoção e transferência de cargo em recrutamento interno.

Diagnóstico Organizacional

Conhecendo o clima, a cultura, a gestão e os recursos que a empresa dispõe, apresentamos subsídios para a análise da sua realidade, sugerindo ações para as áreas de gestão, liderança, equipes e qualidade organizacional.

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamentos aos colaboradores através de empresa terceirizada com alguns cursos e palestras gratuitas e outros, com custo inferior ao preço praticado no mercado (até 40%) que serão previamente encaminhados para diretoria da CONTRATANTE para análise e validação.

Pesquisa de Clima Organizacional

A Pesquisa de Clima Organizacional visa em um primeiro momento, proporcionar a análise da organização com o seu ambiente, bem como o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos colaboradores na empresa.

Avaliação de Desempenho

Visa medir o nível do trabalho do colaborador, buscando melhorias dentro da organização. Avaliação dos pontos positivos e negativos.

Plano de melhoria

Reestruturação organizacional, visando a melhoria das condições de trabalho e clima gerando bom desempenho profissional e motivacional.

Benefícios

  • Orientação e implantação;
  • Avaliação dos benefícios oferecidos;
  • Equiparação com a convenção coletiva;
  • Absenteísmo;
  • Controle de faltas dos colaboradores dentro da organização, visando manter o nível de produtividade e satisfação do empregador.

Plano de Carreira

Consiste numa estruturação organizacional que possibilita aos colaboradores evoluir e galgar novos cargos e posições na empresa. Entretanto, um plano conciso é aquele capaz de atender tanto as necessidades da organização, quanto os anseios e ambições profissionais e pessoais do colaborador. Orientação e controle sobre constituição de Cargos e Salário. Contribuir para consolidação da estrutura organizacional. Estabelecer uma hierarquia adequada e justa.

Gestão e Administração Pessoal

Orientação e controle da aplicação dos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho, bem como aqueles atinentes à Previdência Social, PIS, FGTS e outros aplicáveis às relações de emprego mantidas pela CONTRATANTE. Manutenção dos Registros de Empregados e serviços correlatos; Elaboração de folha de pagamento dos empregados e de Pró – labore, bem como das guias de recolhimento dos encargos sociais e tributos afins. Atendimento das demais exigências previstas na legislação, bem como de eventuais procedimentos de fiscalização. Controle e orientação de férias.

Objetivos da Consultoria RH

  • Motivar os colaboradores;
  • Zelar pela saúde e bem estar dos colaboradores;
  • Oferecer um bom ambiente de trabalho;
  • Estimular os colaboradores a terem o orgulho em trabalhar na empresa;
  • Diminuir o turn over;
  • Deixar a empresa mais competitiva em relação aos benefícios comparando-se com as demais do mercado.

Copyright © 2016 — Todos os Direitos Reservados — Área AdministrativaAEVO Design